A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) realizou na manhã da última sexta-feira (02/03), na sede da entidade, solenidade de entrega de 927 quilos de sementes forrageiras, de variadas cultivares para a Secretaria Municipal de Agricultura de Rondonópolis. As gramíneas serão distribuídas entre pequenos produtores da região Sul.

O presidente da Aprosmat, Gutemberg Silveira, explicou como iniciou a parceira para a concessão das sementes que antes eram descartadas. “A ideia de fazer a doação surgiu há alguns anos. Logo pensamos na Secretaria de Agricultura, que com certeza saberá fazer a distribuição certa”, disse. A quantidade de sacas doadas é o suficiente para semeadas até 90 hectares. Se convertido em valor comercial, têm-se de 10 a 12 mil reais.

O vereador Reginaldo dos Santos, o Gudo (PSL), foi um dos incentivadores para que a entidade fizesse essa parceria com o município. Gudo havia destacado em discurso na sessão da Câmara da última quart-feira, a importância de atender o pequeno produtor da região. “Todos vão sair ganhando”, resumiu.

O secretário Municipal de Agricultura, Genilton Pereira de Souza, elogiou a iniciativa da entidade e destacou a importância da ação para a agricultura familiar. “É uma grande satisfação receber essa doação da Aprosmat. Temos certeza da qualidade destes lotes, que consequentemente vão significar uma melhora no rebanho, uma melhora na produtividade leiteira”, expressou. De acordo com o secretário, cerca de 30 famílias serão beneficiadas com as sacas cedidas.

As sementes doadas são provenientes de amostras que foram encaminhas durante o ano de 2017, pelos associados e clientes da Aprosmat, para realização de testes de qualidade: germinação, vigor e pureza. O lote de sementes está em ótimas condições acondicionamento e pronto para ser semeado. O ato também contou com a presença presidente da Unipasto, Pierre Patriat.

Fonte | Pauta Pronta

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)