O município de Rondonópolis ganhou um novo reforço nas ações de enfrentamento às drogas, o programa “Crack, é possível vencer” do Governo Federal que foi lançado nesta sexta-feira (02) na sede da União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairros (Uramb) na presença de autoridades políticas, gestores municipais, líderes comunitários, representantes da Segurança Pública, servidores e imprensa local.

Na ocasião, a gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariuva Valentin Chaves, apresentou as diretrizes e estratégias propostas para atuarem no enfrentamento ao crack e outras drogas.

“As ações serão desenvolvidas sempre na primeira sexta-feira de cada mês, e nas últimas sextas-feiras faremos um balanço do que foi encaminhado e da solução dada às pessoas nesta situação”, destacou Mariuva.

Ela explica que as atividades tem início com a identificação, a princípio, dos moradores de rua. “A maioria deles usam drogas. Os que não são usuários já vão ser encaminhados às ações estabelecidas, como por exemplo, atendimento de saúde e o retorno para suas cidades de origem” informou Mariuva.

“Sou de Brasília, vim a Rondonópolis a procura de trabalho. Estava há 20 dias em um albergue, por coincidência meu dia venceu hoje e agora vou conseguir a passagem para retornar para minha cidade. Esta iniciativa é maravilhosa”, narrou um dos atendidos no primeiro dia do programa.

Toda ação será desenvolvida de forma integrada pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e de Promoção e Assistência Social, Polícia Militar, Polícia Civil, sistema prisional, Uramb e Gabinete de Apoio a Segurança Pública nas três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.

“Este programa é mais um instrumento, mais um projeto de humanização do ser humano. Nós vamos fazer isso com esta relação intersetorial com a Polícia Militar, Polícia Civil, o Gasp e as secretarias municipais e enfrentar os problemas, temos que tirar nossa população de uma situação de vulnerabilidade, da situação de pobreza, dar cidadania e só vamos melhorar os indicadores sociais, investindo no ser humano,” ressaltou o prefeito Zé Carlos do Pátio.

O programa conta com apoio de dois veículos Voyage, duas motocicletas XRE 300cc e um micro-ônibus equipado com câmeras de monitoramento. Desta forma são trabalhadas a prevenção, o combate, a reabilitação e a reintegração social.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)