Desde ontem (26) até a próxima sexta-feira (2), membros da sociedade civil organizada, das diversas secretarias municipais, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (Ippur) e da Câmara Municipal de Vereadores, que integram o Núcleo Gestor de Acompanhamento do Plano Diretor e a Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano (Codeur), e, ainda, o Ministério Público, participam de reunião no Paço Municipal para avaliar problemas identificados e propor soluções para as áreas de mobilidade urbana e logística do município. A reflexão será feita junto com empresas de consultoria contratadas para prestar apoio no estudo e elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana e de Logística, que são acessórios do Plano Diretor Municipal.

Tamanho das vias públicas, faixas de acesso, ciclovias, sinalização da área central da cidade, polos geradores de tráfego, conexão entre bairros e sistema de transporte são alguns assuntos que serão debatidos pelo grupo durante os encontros desta semana.

Esse diálogo dá continuidade aos trabalhos iniciados em 2017 para elaborar o novo Plano Diretor de Rondonópolis, quando foram realizadas pesquisas de campo e oficinas comunitárias e técnicas para ouvir as demandas da população dos bairros e da Zona Rural do município.

Após as discussões desta semana, quando serão definidas propostas e diretrizes a serem implementadas para solucionar os problemas diagnosticados, serão feitas audiências públicas para dialogar sobre logística, mobilidade, uso e ocupação do solo.

Concluída essa etapa, será feita a elaboração do projeto de lei do novo Plano Diretor pelo Poder Executivo que, numa última fase, o encaminhará para ser votado pela Câmara de Vereadores. Vale lembrar que o Plano Diretor Municipal deve ser atualizado a cada dez anos.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)