Já conhecido em várias cidades brasileiras, mas novidade em Rondonópolis, o programa Adote uma Praça estimula a participação dos moradores do município, sejam pessoas físicas ou jurídicas, a preservar locais públicos, se comprometendo a cuidar do espaço por meio de melhorias e manutenção da paisagem e das instalações existentes em áreas verdes.

Fomentado, em Rondonópolis, pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippur) em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) o Adote uma Praça tem como projeto pioneiro no município a adoção da área verde de 15 mil metros quadrados localizada entre o Residencial Celina Bezerra II e o Bairro Alfredo de Castro.

“A empresa Eldorado Engenharia, que é a responsável pela construção do Celina Bezerra II, fez o projeto da praça e também vai construí-la, como adotante do espaço. O início das obras está previsto para meados de 2019 e a conclusão para o final desse mesmo ano”, explana a gerente do Ippur, Cláudia Lugli. Agora, segundo a gerente, o Ippur está em busca de parceiros que queiram adotar a manutenção da praça após ser levantada pela construtora.

Cláudia explica o trabalho conjunto entre o Instituto e a Semma: “Cabe ao Ippur estruturar o projeto e, em seguida, entregá-lo para a secretaria responsável que, no caso do programa Adote uma Praça, é a Semma”. Ela comenta que, além de buscar parceiros, a Prefeitura tem a intenção de promover uma campanha de conscientização. “Quando conseguimos ativar um local de convivência e os moradores do bairro se sentem integrados ao lugar, eles cuidam, se envolvem e se sentem responsáveis pelo espaço”, pontua.

Com esse escopo, entre as iniciativas para estimular o senso de pertencimento da população, estão previstas ações nas escolas. “A ideia é atuar em cada comunidade beneficiada pelo programa. Pretendemos realizar palestras mostrando aos estudantes que a cidade em que eles vivem é deles, que usufruem desse ambiente. Assim, nada mais natural do que cuidar dela. Conscientizando as crianças, elas atuam como multiplicadores dentro de suas famílias, levando aos pais os conceitos debatidos em sala de aula”, ressalta a gerente.

O programa Adote uma Praça é regulamentado pelo Decreto Municipal 8.418 de 2017 e estabelece que, entre os espaços que podem ser adotados estão áreas verdes, parques, rotatórias, pontos turísticos e jardins. Uma mesma área pode ser adotada por mais de uma empresa ou pessoa física, assim como um cidadão ou instituição pode adotar mais de um espaço. Tanto o adotante pode indicar o local que deseja beneficiar quanto a Prefeitura pode sugeri-lo a quem se dispuser a integrar o programa.

Entre as melhorias que podem ser realizadas estão construção de pista de caminhada e de ciclovia, instalação de playgrounds, lixeiras, bancos, mesas de jogos, além de realização de projeto paisagístico ou aplicação de grama e arborização. Em contrapartida, o adotante pode colocar no lugar adotado uma placa divulgando sua participação pelo Adote uma Praça.

Interessados em contribuir por meio do programa devem se dirigir à Semma para pegar o documento de manifestação de interesse a ser preenchido ou entrar em contato pelo telefone 3411-5108.

A Semma fica na Av. Poguba, quadra 33, lote 06, Vila Goulard.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)