O Facebook e a Unicef lançaram nesta segunda-feira (19) um projeto que visa alertar adolescentes sobre os riscos de se compartilhar imagens íntimas na internet, e o que eles podem fazer em situações desse tipo.

A parceria, apoiada pela empresa de comportamento Sherpas, faz uso de uma plataforma de inteligência artificial batizada de Caretas. Por meio dela, adolescentes a partir de 13 anos interagem através de um bot no Facebook Messenger com a personagem fictícia Fabi, uma adolescente que diz se recuperar do fim de um relacionamento quando descobre que seu ex-namorado vazou um vídeo íntimo dos dois.

A narrativa é construída usando textos, fotos, vídeos e mensagens de áudio e a expectativa é que, durante pelo menos 48 horas, o adolescente passe a interagir com Fabi, trocando experiências, conselhos e aprendendo como lidar com situações de compartilhamento de imagens íntimas sem autorização. Além disso, são apresentadas aos usuários do Facebook formas de buscar ajuda em situações de violência online, como o helpline da ONG SaferNet Brasil.

“O Caretas é uma ferramenta digital que nos dá a oportunidade de conversar individualmente com cada adolescente, no ambiente em que ele está presente e na linguagem que ele costuma usar. Toda a vivência dele na ferramenta tem o objetivo de criar empatia com a nossa personagem e informá-lo sobre os riscos do ambiente online”, explica a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer. “Essa experiência também amplia as fronteiras do engajamento digital e nos dá novos caminhos para comunicar e mobilizar as pessoas para os temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente”, acrescenta Florence.

Caretas-Print-interno

Segundo a gerente de Programas de Segurança do Facebook para América Latina, Daniele Kleiner, o Facebook tem criado uma ferramenta que visa impedir que as pessoas façam o upload de uma imagem íntima não consentida e outra de reconhecimento facial, que avisa a pessoa quando alguém fizer o upload de uma foto que pode ser dela.

Os primeiros resultados do projeto mostraram que o uso de chatbots com jovens é particularmente eficaz para chamar a atenção deles em relação aos riscos na internet.

De acordo com o Facebook, cerca de 7,4 mil adolescentes testaram o Caretas entre junho e novembro de 2017, com 1,6 milhão de mensagens trocadas entre eles e a Fabi. Pouco mais de 40% deles concluíram a experiência.

Dos adolescentes que chegaram até o fim da história, apenas 39,7% declararam que sabiam o que era sexting e como se proteger de violência online e cyberbullying antes do Caretas. Esse percentual cresceu para 90,5% depois da troca de mensagens com a Fabi.

Para iniciar uma conversa com a Fabi, basta entrar em www.facebook.com/ProjetoCaretas/ e clicar em “Enviar Mensagem”.

Fonte | IDG Now

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