Serviço entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (19). Para receber alertas, usuários deverão responder mensagem da Defesa Civil informando CEP de onde moram. 

Os moradores de Mato Grosso poderão receber, a partir da segunda-feira (19), mensagens com alertas de desastres naturais por celular coordenado pela Defesa Civil Nacional. Para integrar o sistema e receber o alerta, a linha deve ser cadastrada com informações sobre o CEP do morador.

As mensagem devem informar e alertar os moradores de alertas de inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terra próximas às suas regiões.

Para receber as mensagens, os moradores deverão receber um SMS solicitando o cadastramento no serviço. Basta responder à mensagem informando o CEP de interesse – é permitido cadastrar mais de um código postal.

O serviço começou a ser implantado no Brasil em outubro do ano passado e já está em vigor em nove estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Além de Mato Grosso, o sistema passa a funcionar no Distrito Federal e no Tocantins na segunda-feira.

Chuvas causaram estragos no município (Foto: Prefeitura de Mirassol d'Oeste/Divulgação)
Chuvas causaram estragos no município (Foto: Prefeitura de Mirassol d’Oeste/Divulgação)

Municípios monitorados

Até o início de fevereiro, 16 municípios de Mato Grosso atingidos por chuvas fortes recentemente eram monitorados pela Defesa Civil estadual. Entre as medidas adotadas, o órgão realiza o acompanhamento da previsão do tempo para as áreas atingidas, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais.

Estão sendo monitorados, segundo o governo, os municípios de Rondonópolis, Poconé, Mirassol d’Oeste, Barra do Garças, General Carneiro, Alto Araguaia, São Félix do Araguaia, Campo Novo do Parecis, Cáceres, Juruena, Colniza, Cotriguaçu, São José dos Quatro Marcos, São José do Rio Claro, Várzea Grande e Cuiabá.

Desses municípios, três já decretaram situação de emergência. São eles: Rondonópolis, Poconé e Mirassol d’Oeste. Os dois últimos já tiveram a situação reconhecida pelo governo federal.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)