Extração ilegal, segundo a PF, era feita há aproximadamente dois meses. Garimpo clandestino funcionava no Distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães. 

Um garimpo clandestino em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, foi fechado e o proprietário do local preso pela Polícia Federal, na sexta-feira (16). A estimativa que o dano ambiental na área gire em torno de R$ 1 milhão.

O garimpo clandestino, segundo a polícia, fica localizado no Distrito de Água Fria e operava há cerca de dois meses.

No local foram encontrados duas retroescavadeiras, uma caminhonete e quatro máquinas usadas na extração de cascalho e processamento de diamante.

Maquinário usado na extração ilegal foi apreendido pela PF (Foto: PF/Divulgação)
Maquinário usado na extração ilegal foi apreendido pela PF (Foto: PF/Divulgação)

No momento da vistoria, sete trabalhadores braçais e uma cozinheira estavam no local. Segundo a PF, todos são de outros estados. O proprietário da área, o gerente do garimpo e o dono do garimpo também foram encontrados no local.

Ao serem abordados, eles apresentaram documentação emitida por órgãos públicos que autorizam a pesquisa mineral na área. Os documentos, de acordo com a PF, porém, não liberam a exploração.

Os trabalhadores e o proprietário da área prestaram depoimento no local e liberados. Já o gerente e o dono do garimpo foram conduzidos à sede da polícia PF em Cuiabá.

Garimpo clandestino fica localizado no Distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães (Foto: PF/Divulgação)
Garimpo clandestino fica localizado no Distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães (Foto: PF/Divulgação) Fonte | G1
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)