Psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e orientadores sociais de 16 municípios da Região Sul de Mato Grosso, além de Rondonópolis, participam nesta quarta (15) e quinta-feira (16) do Seminário Pró-família, que acontece durante todo o dia no auditório do Paço Municipal.

Programa que visa o enfrentamento da pobreza por meio de uma perspectiva intersetorial que atua em vários eixos identificando e atenuando vulnerabilidades nas áreas de educação, saúde, trabalho, habitação e assistência social, o Pró-família contempla famílias que se encontram em alto nível de vulnerabilidade social.

“O foco do programa é incorporar as 35 mil famílias dos 141 municípios do estado identificadas em situação de vulnerabilidade para alterar os indicadores sociais, provocando uma mudança no sentido de mobilidade social e levando qualidade de vida às famílias que estão na linha da pobreza”, afirmou a moderadora do seminário, a consultora especializada da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Ivone Maria Ferreira.

Contratada pela Setas para, por meio de um convênio com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), capacitar os assistentes sociais a executar o Pró-família, nesta visita técnica Ivone vai abordar os conceitos de família e sua matricialidade e, ainda, de vulnerabilidade social que, segundo ela, abrange, não só ausência de renda e trabalho, mas vai além, abarcando a falta de acesso a políticas públicas, o que pode ser definido como “famílias invisíveis”.

Nesses dois dias, em formato de roda de conversas, os profissionais que participam do  seminário vão poder trocar experiências e discutir a realidade local. “Nosso objetivo é debater a finalidade do programa, qualificar a política de assistência social, resignificar e fortalecer programas sociais que contemplam famílias em vulnerabilidade social”, comentou a consultora.

Para secretária de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis, Márcia Rotili, o workshop permite trabalhar questões que geram dúvidas na prática diária do trabalho. “Surgiram muitas dúvidas a partir da nossa experiência. Esse encontro é extremamente importante para podermos saná-las. Por isso, agradecemos à Setas a vinda da Ivone, pois essa capacitação vai nos ajudar a realizar um trabalho de ponta, com mais qualidade, e alcançar as pessoas que mais precisam”, compartilhou a secretária.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)