A agricultura familiar de Rondonópolis vai receber o apoio do programa “Solo Forte”. Implantado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, o projeto e o edital de chamamento público serão lançados na noite desta quinta-feira (15) no salão comunitário de Naboreiro.

O programa tem como objetivo a correção de acidez do solo que através do calcário melhora a produtividade das plantações e aumenta a renda do pequeno produtor. O edital de chamamento público tem como objeto o cadastramento e seleção dos agricultores familiares que serão beneficiados com o programa.

Serão beneficiadas 23 comunidades e assentamentos, a quantidade de calcário disponibilizada é de 780 toneladas e a área total beneficiada é 390 hectares. A aldeia indígena Tadarimana também será contemplada com 175 toneladas de calcário e 250 sacos de fertilizantes e a área atendida é de 70 hectares.

O público beneficiado é composto por pequenos produtores e suas famílias. A seleção será feita por meio de comissão formada por uma equipe técnica e representante dos agricultores familiares.

A distribuição do calcário será feita pelos caminhões caçamba adquiridos pela Secretaria Municipal de Agricultura através de um convênio com o Ministério da Agricultura. Todo o processo será feito de forma gratuita desde o frete à distribuição do calcário.

Na reunião, além do lançamento programa “Solo Forte” ainda estará em pauta: cursos de capacitação, agendamento de assistências técnicas, distribuição de esterco, serviços e benefícios ofertados pela secretaria.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)