A Prefeitura de Rondonópolis lançou neste mês o programa Fila Zero que pretende zerar uma fila de espera de 80 mil pessoas por cirurgias eletivas, exames e consultas com especialistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Por mês serão realizadas em média 240 cirurgias como vesícula, hérnia e vascular.

Para alcançar esta meta foram firmadas parcerias com hospitais filantrópicos como a Santa Casa de Rondonópolis e o Hospital São João Batista, em Poxoréu (MT). Desde o último dia 19 já estão sendo realizados os procedimentos cirúrgicos no município vizinho.

Para a dona de casa Maria Edileusa da Silva, 54 anos, que aguardava há três anos pela cirurgia de vesícula a espera acabou. Ela foi uma das primeiras a passar pelo procedimento e já está em casa em repouso.

“Foi ótimo o atendimento e o hospital São João Batista é maravilhoso. Quando me falaram que ia ser em Poxoréu, eu disse que poderia ser até em outro estado. A dor que eu estava sentindo era pior que a do parto e me impedia de fazer várias coisas. Eu ‘vivia’ na UPA. Agora após passar o repouso quero poder viajar que era algo que eu não conseguia por conta das dores,” comemorou a paciente.

Para atender a demanda reprimida, o município irá investir R$ 5,9 milhões com recursos próprios. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é realizar 2.720 cirurgias, entre hérnia, vesícula e vascular.

“Nós vamos zerar nossa fila, tirar todos os pacientes que estão aguardando e manter a demanda mensal para que essa fila não volte a crescer”, destacou a secretária municipal de Saúde Izalba Albuquerque.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)