O Horto Florestal, um dos principais pontos turísticos da cidade, localizado no bairro Vila Goulart em Rondonópolis será revitalizado. Uma parceria entre a Prefeitura e Sicredi Sul/MT vai garantir a adoção do espaço para a cooperativa de crédito por meio do Programa “Adote uma Praça”. O projeto de revitalização foi apresentado na tarde desta quinta-feira (25) na sala de reuniões da Prefeitura com a presença do prefeito Zé Carlos do Pátio, a promotora de Defesa do Meio Ambiente, Joana Maria Bertoni Ninis, o presidente do Sicredi Sul/MT, Marco Túlio Duarte, vereadores, secretários e equipes da gestão.

O local que possui 16 hectares contará com um espaço renovado para a realização de atividades de físicas e lazer, mas garantindo a preservação ambiental do lugar. Segundo o projeto inicial de revitalização serão implantados novos espaços como área de alimentação, concha acústica, espaço multiuso, espelhos d’água, lago, ciclovia, estacionamento para carros e motos, entre outros. Ainda serão restaurados o playground, academia para idosos e as trilhas.

A cooperativa prevê um investimento de R$ 2 milhões em 10 anos para a revitalização. “A iniciativa privada, no caso o Sicredi, com o anseio de devolver algo para a comunidade enxerga isso de uma forma muito bacana. Através do projeto do Horto Florestal você consegue efetivamente devolver algo que cabe na estrutura do lazer, na educação física, na questão do cuidado ambiental e social.

A cidade ganha um presente, algo mais estruturado e bonito e que seja um cartão postal para a cidade”, explicou o presidente do Sicredi Sul/MT, Marco Túlio Soares Duarte.

Ele afirmou que assim que for emitido o contrato, já terá início à obra de revitalização. “A nossa ideia é estruturar o plano de aplicação do recurso e fazer por etapas para minimizar o impacto ao público nos finais de tarde e fim de semana”, explicou o presidente.

O prefeito Zé Carlos do Pátio informou que, com o programa, muitos empresários têm procurado a administração municipal para adotar uma praça. “Nós vamos deixar uma cidade mais bonita e essas PPPs só vão melhorar e urbanizar ainda mais nossa cidade deixando mais verde, agradável e sustentável. Quero agradecer o apoio do Sicredi, eu fico muito orgulhoso em ver o interesse em ajudar nossa cidade,” comentou o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente, João Fernando Copetti Boher, explica que uma das contrapartidas do município é o licenciamento ambiental. “As questões ambientais foram consideradas no projeto, analisadas antecipadamente com a equipe da Secretaria, Prefeitura e do arquiteto responsável, a fim de atender a legislação ambiental vigente e proporcionar um ambiente adequado com uma qualidade,” ressaltou o secretário.

O programa municipal “Adote uma Praça” tem como objetivo viabilizar ações do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil visando aprimoramento de serviços de manutenção e conservação de ambientes paisagísticos de praças e áreas verdes no Município de Rondonópolis.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)