Crie hábitos. O seu cérebro agradece.

Ao acordar, torne a sua manhã mais significativa, pois a forma como você começa o seu dia vai impactar em todas as atividades seguintes. Essa é a filosofia do livro O milagre da manhã, do autor americano Hal Erold, e uma dica valiosa para quem busca maior produtividade em suas tarefas.

Para Cecília Barretto, coach em carreira e especialista em neurociência, é fundamental desenvolver um ritual matinal. Porém, isso não quer dizer que exista uma fórmula prática que vai tornar o seu dia melhor.

“O melhor ritual é aquele que você consegue executar. O objetivo é não se boicotar. Descubra e execute aquilo que te faz bem”, explica Barretto em entrevista ao HuffPost Brasil.

Ter um planejamento é necessário porque o nosso cérebro funciona por meio de padrões. A cada atividade, a cada decisão e a cada tarefa que você executar em um dia, aumentam as chances daquilo se repetir.

“Os nossos hábitos – os bons e os ruins – são construídos a partir desse mecanismo. Se eu acordo e a primeira coisa que eu faço é ver o Instagram e achar a minha vida horrível, há grandes chances de isso se repetir. É ideal que a gente se esforce para implementar uma rotina legal de manhã. Depois de alguns dias, cumpri-la se torna mais leve, já que o cérebro não verá isso como um processo de decisão. Quando se diminuem as decisões que seu cérebro precisa tomar, ele tem mais energia para outras coisas, como ser criativo, trabalhar e ter comunicações mais efetivas”, explica a especialista em neurociência.

Debbie Corrano é freelancer e costuma trabalhar de casa ou em cafés.

“Quando eu comecei a trabalhar em casa eu vi a minha produtividade afundar. Fui pesquisar e entender como eu poderia me organizar melhor”, compartilha em entrevista ao HuffPost Brasil.

Para Corrano, manter hábitos saudáveis ao acordar faz com que ela tenha mais disposição para as outras tarefas.

“Tem gente que se prepara, toma um banho e se veste como se fosse para a um escritório. Mas isso não fazia sentido para mim. A liberdade de não ter uma agenda fixa pode se tornar um grande aliado ou um inimigo. Por isso procuro ter uma rotina matinal, independente de onde eu estiver”, explica.

Mas como construir essa rotina? O Huffpost Brasil listou cinco pequenas mudanças que podem melhorar o seu início de dia.

1. Alimente-se adequadamente

“Grande parte das pessoas não se atenta ao impacto da alimentação em nossa produtividade. O nosso corpo precisa de combustíveis. Seu cérebro quer alimentos que forneçam as dosagens hormonais ideais, por exemplo. Se você não estiver com isso equilibrado, você vai se sentir mais lento e mais frágil”, explica Cecília Barretto.

2. Separe alguns minutinhos para a meditação

“Medito por pelo menos 10 minutos todos os dias. Eu estava muito ansiosa, dormia e acordava pensando no que eu precisava fazer no dia seguinte. A meditação me deixa mais leve e focada para eu enfrentar as coisas durante o dia”, compartilha Debbie Corrano.

Cecília Barreto, ainda, chama atenção de que é preciso constância ao meditar. “A ciência sempre estabelece aquilo que funciona para a maioria das pessoas. Então, a maioria dos cursos de meditação propõe um período de oito semanas de prática, porque esse período é capaz de modelar seu cérebro. Você realmente cria novas conexões dos neurotransmissores e outras áreas são ativadas.”

3. Faça exercícios

“Se eu faço exercício, alongamento ou yoga isso afeta diretamente nas minhas atividades. Meu rendimento melhora porque eu estou com a cabeça limpa durante o dia”, afirma Corrano.

Apesar de existir pesquisas que defendam a prática de exercícios pela manhã, por auxiliar na concentração e no metabolismo, muitas pessoas não se sentem dispostas a atividades mais enérgicas logo ao acordar. “Você não precisa se forçar a isso. Mas vale a pena experimentar o que cabe na sua rotina”, argumenta Barretto.

4. Deixe o celular no modo avião

“Eu desligo o meu celular as dez horas da noite e só volto a ligar após as onze da manhã. Senão eu me perco com tantas notificações. Sem ficar dependente de cada Whatsapp recebido, eu consigo focar nas minhas atividades e posso ocupar o tempo com outras coisas, como uma leitura”, incentiva Debbie Corrano.

5. Visualize que você terá um ótimo dia

Começar o dia com pensamentos bons, construtivos, que te levam para frente não é só papo de gratidão. O nosso cérebro sempre quer responder aos nossos comandos. Se você pensar que o seu dia vai ser bom, que você vai conseguir realizar todas as suas tarefas no trabalho, por exemplo, o seu cérebro não vai fazer uma mágica, mas procurar estratégias para alcançar esses objetivos. “Acontece da mesma forma com os pensamentos negativos. O subconsciente vai procurar um jeito de cumprir as suas previsões”, argumenta Cecília Barretto.

6. Por fim, não acorde com pressa

“Acordar com pressa é péssimo porque você não coloca intenção nas coisas. As pessoas acham que vão dormir até o último minuto, mas acontece que a soneca só atrapalha. Esse sono te deixa ainda mais cansado por já estar em um ciclo diferente. Só o fato de você acordar e pressionar o celular já é um recado para o seu corpo que você não está tão afim de viver aquele dia”, explica Cecília Barretto.

Barreto explica que, ao acordar atrasado, com aquele sentimento de susto, acionamos uma sensação de alerta em nosso cérebro.

“Ao ativarmos esse dispositivo do nosso organismo, que é controlado pela amígdala cerebral, entramos em um processo como se estivéssemos vivendo um alarme de incêndio. A partir daí, todos os esforços do organismo será para apagar esse incêndio, ou seja, sair do estado de alerta. Isso faz com que o nosso corpo demore para retornar a homeostase, a nossa condição de estabilidade, e vai impactar em tarefas que exigem foco e raciocínio”, explica a coach.

Então, que tal acordar um pouco mais cedo e encontrar uma rotina que vai te trazer prazer e tranquilidade?

Fonte | Huff Post Brasil
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)