O Vereador Thiago Silva (MDB), apresentou nesta segunda (15), projetos de lei que ajudam o ingresso de jovens no mercado de trabalho. O parlamentar apresentou o projeto que cria o Banco de Oportunidade “Jovem Aprendiz”, que tem como objetivo a criação de um banco de dados com informações de oportunidades de emprego ao jovem aprendiz. As informações de vagas disponíveis deverão ser emitidas pelas empresas cadastradas pela Prefeitura Municipal, no qual divulgará as vagas para os jovens cadastrados no banco de dados.

Os estabelecimentos comerciais, são, pela lei, obrigados a contratar aprendizes, entretanto a falta de informações desses jovens é bastante elevada no município, o que demanda políticas públicas que criem e divulguem estas oportunidades, contribuindo para a empregabilidade e inclusão social.

Outro projeto apresentado pelo parlamentar é o que cria a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego, onde as escolas públicas e privadas deverão realizar atividades destinadas a orientação profissional dos alunos, tendo como objetivos Informar aos estudantes quais são as principais profissões existentes no mercado de trabalho e seus requisitos para ingresso, esclarecer a respeito das atribuições e tarefas das principais profissões existentes no mercado de trabalho, apresentar e esclarecer dúvidas acerca da Lei Federal do Aprendiz 10.097/2000 e da Lei Municipal do Meu Primeiro Emprego 7.869/2013. Atividades que deverão ser expostas durante as aulas, palestras, entrevistas, discussões em grupos e demais recursos didáticos.

De acordo com Thiago a inserção do jovem no mercado de trabalho e um ponto a ser levado em consideração, pois as atuais condições e oportunidades ainda são limitadas, além da falta de orientação a esses jovens que em sua maioria ainda não sabem qual profissão seguir. “Os projetos voltados aos jovens são políticas públicas fundamentais para a sua inserção no mercado de trabalho, e em consequência na decisão da profissão que quer seguir. Buscamos agregar conhecimento e oportunidades na vida desses jovens que necessitam de apoio e direcionamento, ” destaca Silva.

Em geral os candidatos a primeiro emprego buscam a chance de mostrar seu valor e seu potencial, e tem a capacidade de crescer profissionalmente adquirindo conhecimentos relevantes. Os Jovens, que estão na faixa de 16 (dezesseis) a 24 (vinte e quatro) anos, constituem o principal grupo etário afetado pelo desemprego, representando, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, quase a metade dos desempregados do País. Enquanto a taxa de desemprego geral encontra-se em 12,8%, a dos jovens ostenta o índice de 47%, portanto quase quatro vezes mais. Deste percentual, 43,3% tem pelo menos o 2°grau completo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios- PNAD revela a existência de 1,3 milhão de jovens sem ocupação.

Outra preocupação do vereador Thiago Silva é em relação a aplicação da Lei do Primeiro Emprego que foi aprovado em 2013 depois de amplas discussões nas escolas e em audiências públicas. O parlamentar apresentou requerimentos a Prefeitura Municipal, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) e ao Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Rondonópolis (Impro), cobrando a aplicação da Lei que garante a contratação de 50% dos estagiários sem experiência profissional.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)