Pode parecer irônico, mas Bill Gates tem regras para o uso de tecnologia em sua casa. O cofundador da Microsoft declarou impor limites durante a criação dos filhos. Até os 14 anos, seus três herdeiros não tiveram o próprio celular. “Eles reclamavam que as outras crianças já tinham”, disse em entrevista ao Mirror.

Os filhos de Gates, hoje, têm 15 ,18 e 21 anos. Assim, os aparelhos já foram liberados para todos, mas não durante as refeições — isso também se aplica aos adultos. E eles também foram criados com regras sobre o uso perto do horário de dormir.

O bilionário está longe de ser o único a se preocupar com a tecnologia. Em 2010, Steve Jobs afirmou a um jornalista do The New York Times que seus filhos não usavam o iPad que ele próprio inventou. “Nós limitamos o quanto de tecnologia nossos filhos usam dentro de casa”, disse o então CEO da Apple.

O motivo por trás da preocupação pode estar na proximidade dos pais com a tecnologia. “Isso ocorre porque vimos os perigos da tecnologia em primeira mão”, diz Chris Anderson, escritor e empreendedor. O ex-presidente do Facebook Sean Parker afirmou ao Axios que as redes sociais “mudam sua relação com a sociedade e com as pessoas”. E completou: “Só Deus sabe o que fazem com os cérebros de nossas crianças”.

Aparentemente, os cientistas sabem também. Um estudo de pesquisadores de diferentes universidades norte-americanas mostrou que um período sem acesso a aparelhos eletrônicos pode melhorar o reconhecimento de emoções pelas crianças. Outro apontou que o uso das redes pode levar a um aumento no risco de desenvolver depressão.

Ambos os estudos foram citados por dois dos acionistas da Apple, JANA Partners LLC e California State Teachers’ Retirement System, em uma carta aberta sobre a preocupação com o uso dos dispositivos pelos pequenos. “Há uma clara necessidade da Apple em oferecer aos pais maior oportunidade e ferramentas para que assegurem que os jovens estejam usando os produtos da melhor maneira possível”, afirmaram.

Fonte | Época Negócios
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)