Combinação de ervas com legumes ou mesmo o contraste de um vinagre com uma fruta podem trazer mais doçura a um prato que usar açúcar

Quando se pensa em uma comida que todo mundo adora, como batatas fritas, pizza, sorvete, donuts ou pipoca, nota-se pelo menos um destes ingredientes em excesso: gordura, açúcar e sal. São ingredientes que realçam facilmente o sabor destes pratos, mas além de monótonos, não são nada saudáveis.

No lugar deles, que tal usar temperoservas, acrescentar acidez ou sabores fortes para criar uma nova experiência para o seu paladar?

Experimentar novos ingredientes pode mudar a forma como percebemos a comida, inclusive os pratos do dia a dia, que muitas vezes não são saboreados com atenção. Quando a comida tem mais complexidade de sabor, ela é mais apreciada e torna-se uma nova experiência.

1. Abacate com lima, flocos de pimenta e coentro

Abacate é uma fruta gordurosa e acrescenta textura e sabor em pratos como saladas ou café da manhã. Coloque fatias de abacate nos ovos mexidos ou estalados ou acrescente a fruta em uma salada junto de algum ingrediente ácido e picante para criar um prato mais complexo. No guacamole, considere espremer um pouco de lima, incluir cebola cortada e ervas para adicionar sabor.

Salada Funcional de Abacate com Camarão

Abacate acrescenta sabor e textura a pratos como salada ou com ovos. Fotos: André Rodrigues/Gazeta do Povo.

2. Tahini, hummus, limão e zaatar

Considere acrescentar tahine, limão e zaatar no homus para que cada mordida tenha complexidade de sabor. Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo.

Considere acrescentar tahine, limão e zaatar no homus para que cada mordida tenha complexidade de sabor. Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo.

Se o hummus pode ser um snack que você come sem prestar atenção, considere adicionar tahini, suco de limão e o tempero mediterrâneo zaatar para que cada mordida se torne mais rica e interessante. Combiná-los com palitos de vegetais crus, como cenoura e pepino, é uma maneira fácil de incluir vegetais à refeição.

3. Canela e coco

Troque o cereal ou iogurte adoçado por versões sem açúcar e inclua coco ralado com canela para dar uma nova percepção do gosto doce no café da manhã.

4. Vinagre e tempero

A maioria dos molhos de saladas leva óleo, açúcares e sal. É possível dar ênfase ao sabor de folhas e vegetais usando vinagre como base para o molho, combinando-o com azeite de oliva. Outras ideias são vinho tinto com orégano, vinagre de maçã com mostarda dijon e vinagre de arroz com alho.

5. Morango e vinagre balsâmico

Todo ano, 28 toneladas de morangos são servidas no torneio. Foto: Getty Images.

Morango com chantilly? Pense de novo: o contraste de picância, acidez e doçura também resulta em um prato interessante. Foto: Getty Images.

A combinação da doçura de morangos maduros com a acidez do vinagre balsâmico e a picância da pimenta-do-reino preta moída na hora cria uma experiência totalmente diferente do que você está acostumado a saborear como sobremesa.

6. Cenouras e gengibre

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Ao assar, cozinhar a vapor ou saltear cenouras, adicione gengibre fresco, descascado e cortado para dar uma dimensão diferente a um vegetal comum.

7. Toranja e menta

Os gostos doce e amargo de grapefruit (toranja) vão bem com menta fresca seja ao comê-la pura ou compondo uma salada.

8. Missô e cítrico

Experimente combinar o umami e salgado do missô com o suco de uma fruta cítrica (como limão ou laranja) em um molho para salada. A combinação também é interessante como base de molho para carnes.

9. Anchova e alho

A combinação destes dois ingredientes adiciona complexidade de sabor que pode transformar qualquer prato.

10. Cebola caramelizada e tomilho

Mjadra, prato feito de arroz com lentilhas e cebola caramelizada do Armazém Califórnia. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Mjadra, prato feito de arroz com lentilhas e cebola caramelizada. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Cebolas caramelizadas acrescentam riqueza e doçura ao serem servidas junto de carnes ou para temperar arroz ou abóbora. Uma erva que combina bem com as cebolas caramelizadas é o o tomilho fresco.

11. Baunilha ou folhas de menta

Adicione baunilha ou folhas de menta ao chocolate meio amargo para que o contraste resulte em doçura sem precisar colocar açúcar.

Foto: Visualhunt

Foto: Visualhunt

12. Alcaparras, limão, mostarda e cebola

molho, mostarda, aliche

Molho de mostarda. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Transforme uma combinação básica como arroz, frango e legumes salteados em um novo prato adicionando alcaparras, suco de limão, mostarda e cebola (de preferência, echalota) enquanto cozinha.

Fonte | Gazeta do Povo

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)