Como adubar a planta, o vaso certo e outras coisas que você precisa saber para manter a sua suculenta sempre linda

Vem de longe nosso encanto pelas suculentas! Elas estão em alta e não à toa são ótimas companheiras para quem gosta de verde em casa. Além disso, suas formas e tonalidades para decorar são infinitas! Por isso, Carol Costa, jardineira expert no assunto e colunista no Vamos Receber, nos ajudou com 5 dicas de cuidados infalíveis para as suculentas ficaram sempre lindas!

Carol cultiva as “verdinhas” há mais de 20 anos e, por suas pesquisas e intimidade com elas, descobriu alguns de seus aspectos.

As suculentas são originárias de local seco e de sol forte e a maioria delas pode crescer com facilidade em casas e apartamentos ensolarados. A enorme variedade de espécies dificulta o cultivo de uma forma única, mas, por outro lado, estimula quem gosta de colecionar seus diferentes tipos.

Há suculentas em quase todos os continentes — os cactos são exemplos, mas não os únicos, existem suculentas arbustivas e trepadeiras, tóxicas e medicinais, de crescimento rápido ou tão lentas quanto tartarugas. Algumas têm folhas com texturas, pelotinhos, franjados, bolinhas, listras, cores vibrantes. E quase sempre dão flores delicadas, com as pétalas finas como papel de seda.

5 cuidados com as suculentas

1. Misturar areia ao substrato

Cactos e suculentas quase sempre são de origem desértica e preferem solo bem leve, poroso e drenável. Consigam uma terra perfeita misturando o substrato para mudas com areia comum — vale qualquer tipo de areia, grossa, fina, até de construção, desde que não seja areia da praia, que tem sal e um pH um pouco mais alcalino.

2. Escolher um vaso com furo embaixo

Se não tiverem experiência com suculentas, resistam à tentação de plantá-las diretamente em cachepots ou bases sem furo. Como essas plantas já têm água no corpo, o excesso de umidade nas raízes apodrece a planta. Num vaso furado, a água que sobra das regas escorre normalmente, mantendo o substrato mais sequinho.

3. Adicionar casca de ovo como adubo

Plantas de sol forte precisam de mais cálcio do que as de sombra. Esse nutriente, encontrado na farinha de osso, no húmus de minhoca e na casca dos ovos, ajuda a deixar folhas e caules mais duros e resistentes ao vento. Se suas suculentas parecem meio “caidinhas”, experimente triturar a casca dos ovos no liquidificador e jogar esse pó na terra.

4. Só regar se a terra estiver seca

Quando a superfície da terra está seca, nem sempre as camadas mais profundas estão, certo? Por outro lado, quando a parte de cima do substrato está úmida, pode ter certeza de que o fundo do vaso está encharcado. Para literalmente não chover no molhado, só regue suas suculentas quando a camada mais superficial da terra estiver seca.

5. Deixar o vaso onde bata muito sol

Se essa planta veio pro mundo paramentada para ser resistente ao tempo quente e seco, não dá para deixá-la no lugar mais úmido da casa. Tente outra planta no seu banheiro -suculenta gosta de sol forte, quanto mais, melhor. Se quiser ter um arranjo dentro de casa, deixe tomar sol alguns dias por semana.

Aos apaixonados por jardinagem, cuidados com plantas e flores, a dica é acompanhar o trabalho da Carol pelo site Minhas Plantas ou ir em busca de seus livros, como o recém-lançado “365 Dias Para Plantar”.

Thais Senna e sua sogra, Maria Emilia Senna são apaixonadas por vestir a mesa, especialmente para receber amigos e familiares queridos. A dupla comanda o blog Vamos Receber, que traz sempre uma novidade sobre o tema.

Fonte | Casa
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)