Contratação de novos profissionais é desafio do hospital. Assembleia do corpo clínico deverá definir fim da greve

Após o anúncio de reabertura da Unidade de Terapia Intensiva -UTI pediátrica da Santa Casa de Rondonópolis, a ala segue sem realizar atendimento. O funcionamento normalizado depende da contratação de novos profissionais atuantes, já que boa parte dos antigos deixou o hospital quando anunciado o fechamento da ala. Ainda em paralização, uma assembleia marcada para amanhã, 28, deverá definir pelo fim ou não da greve do corpo clínico.

Não há previsão de conclusão das novas contratações, informou a assessoria da Santa Casa. O desafio é grande em encontrar -e convencer- profissionais a ingressarem no hospital. Para suprir a demanda da UTI, seriam necessários dez médicos na ala que chegou a ter, no início deste mês, apenas dois.

Sobre os repasses de responsabilidade do Governo do Estado, a parcela referente ao mês de agosto foi paga ao hospital. Levando em conta os tradicionais 60 dias de atraso nos pagamentos, o Executivo Estadual, ao menos até a entrada do próximo mês, está em dia com as contas (a próxima parcela vence já no dia 1 de dezembro). O montante da dívida junto à Santa Casa ultrapassou a casa dos R$53 milhões.

Planilhas

Na última sexta-feira, 24, dia da visita do governador Pedro Taques -PSDB a Rondonópolis e acordo junto à diretoria da Santa Casa, um “buraco” nas contas apresentadas pelo hospital foi encontrado, relacionado aos valores já repassados para custeio. Uma diferença de R$ 1,1 milhão foi esclarecida pelo vice-diretor presidente da Santa Casa, o médico Kemper Carlos Pereira.

Um erro técnico-contábil no lançamento dos valores ocorreu, segundo ele. O recurso é referente ao pagamento ao pagamento administrativo aos serviços de hemodinâmica. A falha se deu, esclareceu Kemper, em meio à pressa na elaboração da planilha.

Auditoria

O promotor da Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, Ari Madeira, explicou como deve funcionar a questão da transparência na auditoria das contas. “Para o Estado é difícil estabelecer uma auditoria nas contas da Santa Casa sob pena de alegarem que ele está se excluindo numa atividade, num contrato que é do município com a Santa Casa. Então, parte do Ministério Público fez uma proposta de formar uma equipe mista do governo, da Câmara e prefeitura e de qualquer organização da nossa sociedade civil, a fim de que se faça o acompanhamento das contas, que são de interesse nosso.”

Assembleia

A Assembleia do Corpo Clínico da Santa Casa de Rondonópolis está marcada para amanhã, às 18h30, na própria Santa Casa. O encontro formalizará a reabertura da UTI pediátrica e definirá pelo fim ou não da paralisação.

A Santa Casa atende atualmente pacientes que residem na cidade e também de outros 19 municípios da região sul.

  Fonte | Gazeta MT
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)