Lembre-se de que, para que esta máxima funcione, como primeira medida temos que ser honestos. Não vale andar pela vida elogiando sem motivo, só para ficar bem. Se não gosta da saia que a sua amiga usa, não lhe diga “que bonita, onde comprou?”. Se acha que seu amigo deveria ser mais esforçado em seu trabalho, não lhe diga “daqui a pouco você vai ser promovido a chefe”.

Podemos pensar de que maneira podemos fazer feliz ao outro lhe dizendo alguma coisa significativa, mas que realmente sentimos. Por exemplo, em lugar de elogiar a saia de sua amiga, diga-lhe obrigado por sua amizade. Em vez de dizer ao seu amigo que ele será promovido, seria melhor lhe dizer, “é muito bom ter você ao meu lado quando eu preciso de você”.

Você sabia que com estas simples frases você vai alegrar muito o dia de uma pessoa querida? Deveria ser sempre assim!

Os elogios são uma ferramenta muito usada para a sedução e também para convencer ou manipular alguém. Por isso, devemos ser muito cuidadosos em relação a quanto elogiamos e quanto somos elogiados.

Os elogios fazem com que nos sintamos melhor e aumentam a nossa autoestima:

“Mas que lindo está o seu cabelo, Maria”, “Jõao, tenho que dizer que seu carro está muito bem cuidado”, “Ester, você é a melhor cozinheira do mundo”, “Carlos, que sorte tem a empresa de contar com um empregado como você”. Quantas vezes temos dito algo similar e sem sentir, só para agradar ao outro?

É preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre ficarmos calados e falar demais. Neste caso, entre não fazer nenhum elogio e “plantar flores” por todos os lados, sem pensar em nossas palavras.

Ser uma pessoa que elogia moderadamente pode ser muito benéfico.

A persuasão através de presentes e elogios

Os elogios podem ter duas metas: agradar aos outros e convencê-los a fazer algo. Está comprovado (mas tire você mesmo a prova), que nos atraem mais aqueles que nos tratam bem e nos dizem coisas bonitas do que os que nunca nos elogiam, nem sequer quando tínhamos o melhor vestido da festa ou batemos o recorde de vendas na empresa.

Por outro lado, existe uma teoria que indica que quando damos alguma coisa (um presente ou lindas palavras) a alguém, este automaticamente se sente em falta conosco; como assim? Se por exemplo, você faz a um potencial cliente um elogio sobre a sua aparência ou roupa, será mais provável que ele compre o que você tem para lhe oferecer.

Mas atenção, não se equivoque com suas palavras. Se chegar uma linda mulher à loja onde você trabalha, você não deve usar a beleza dela a seu favor. Melhor focar em coisas como seu estilo, suas roupas, seu bom gosto, etc. De outra forma, você conseguirá o efeito contrário… ela poderá se irritar com você! (e obviamente não comprará nada).

Todo mundo sabe elogiar, fazemos isto o tempo todo. O segredo está em saber quando é o momento e o lugar apropriado. E não se esqueça de usar sempre as palavras adequadas. Não passe duas horas listando cada uma das coisas que lhe agradam no outro, sua melhor arma será uma composição integral (para dar um nome) sobre essa pessoa. Assim, você só precisará de um minuto para gerar um bom efeito no outro.

Leve em conta também como é que o outro irá receber o elogio, porque enquanto podemos pensar, “bom, mas quem não gosta que lhe digam coisas bonitas? ” há muitos que se sentem incomodados diante de um elogio. Isso não quer dizer que se deva deixar de fazer, mas sim focar em sua atitude e seus sentimentos.

Não se empolgue demais com seus elogios nem seja omisso com eles. Eles aumentam a autoestima de quem os recebe e melhoram a impressão que eles têm sobre você. Já que estamos em uma época onde nos centramos mais no negativo do que no positivo, reconhecer os méritos dos demais já é um ato de rebeldia.

Por último, preste muita atenção para não ultrapassar a linha tênue que diferencia um elogio verdadeiro de um ato de manipulação ou tentativa de convencimento de algo.Delimite suas intenções desde o princípio. E abra os olhos se alguém o elogiar demais… ele pode estar querendo algo.

Fonte | A mente é maravilhosa
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