Moradores dos bairros Jardim Alvorada e Estrela Dalva participaram de uma reunião na noite desta terça-feira (14) para tratar sobre a regularização fundiária. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, visa cadastrar os moradores para emissão do documento definitivo de propriedade de seus imóveis.

“Viemos informar as duas comunidades que na próxima semana a Secretaria de Habitação estará aqui realizando o cadastramento para fazer a regularização dos moradores. Eu peço às famílias que recebam bem a nossa equipe que vai o mais rápido possível estar colhendo essas informações, trabalhando para junto ao cartório confeccionar os títulos e em breve fazer a titulação. Este é o titulo definitivo de propriedade, com ele o morador pode ir ao banco financiar, melhorar sua habitação. Não é mais um termo de autorização é uma escritura, é um título definitivo de posse registrado pelo cartório,” explicou o secretário.

Para o prefeito Zé Carlos do Pátio promover a regularização fundiária é dar cidadania a estas famílias. Ele ainda explicou que o morador beneficiado terá o registro da escritura em cartório, de forma gratuita.

“A regularização fundiária tira a pessoa da exclusão social, o cidadão que tem sua propriedade regularizada, pode buscar um financiamento na Caixa Econômica Federal (CEF). Nós não vamos dar uma autorização para a pessoa fazer a escritura, é o título, é a escritura para o cidadão ter a propriedade no seu nome, com o selo do cartório, que hoje custaria em torno de três a quatro mil reais e vai ganhar isso de forma gratuita, isso é cidadania é inclusão social. Estamos tendo um trabalho maravilhoso a respeito da urbanização do bairro estamos fazendo um grande espaço público para os moradores do bairro, isso é cidadania,” destacou o prefeito.

Morador do bairro Alvorada há mais de 20 anos, Aparecido Carlos, é um dos que aguarda pela escritura. “É um sonho meu e dos outros moradores, nós somos fundadores do bairro estamos há mais de 20 anos nunca tivemos oportunidade até pelo custo e também pela dificuldade que dos tramites para conseguir a legalização, o que está sendo feito hoje é dar esse recurso de verdade na nossa mão com documento. Isso é dignidade, é a certeza de estar morando no que é seu, você passa a ter direito de ser proprietário de um imóvel,” comemorou o morador.

Para o presidente dos dois bairros Sebastião Moreira Neto a retomada do trabalho de regularização fundiária é a realização de um sonho para os moradores. “É muito importante você ser dono de uma propriedade, ter a escritura e saber que você é dono. Estou muito satisfeito dessa reunião e quero agradecer a Habitação e ao prefeito Zé Carlos do Pátio,” afirmou Neto.

 

Foto | Wheverton Barros

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)