Grupo trabalhou por pelo menos 19 horas para que animal fosse levado de volta para o mar.

 

Foram 19 horas de trabalho ininterrupto até que a baleia jubarte que estava encalhada em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, fosse devolvida para o mar na tarde deste domingo (22). Agentes da Guarda Ambiental, ICMBio, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Corpo de Bombeiro amarraram cordas no animal para que ele fosse puxado pelas embarcações.

O trabalho de resgate contou com uma retroescavadeira e um mutirão de pessoas para que a baleia continuasse molhada até que a maré subisse, possibilitando a retirada dela da areia da praia. O grupo utilizou baldes de água e toalhas durante todo o trabalho de desencalhe.

A baleia jubarte de aproximadamente quatro metros e sete toneladas encalhou na Praia Grande no início da noite deste sábado (21). Pelo menos 30 agentes participam da operação para cavar um buraco para que a baleia continue sendo molhada. Um cinturão foi formado ao longo da praia para que banhistas não tenham acesso ao animal

Segundo Mauro Russo, coordenador da Guarda Ambiental, o grupo conseguiu fazer com que ela voltasse para o mar.

“Ela foi puxada por duas embarcações: uma de pesca e uma escuna de passeio. Ela estava bem e saiu em direção ao mar aberto. Contamos com o auxílio de alguns banhistas voluntários durante o resgate”, disse.

Em Armação dos Búzios

Moradores de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, também participaram de um mutirão para resgatar o filhote de uma baleia jubarte em agosto deste ano. Na ocasião, o animal encalhou na Praia da Rasa e foi devolvido ao mar quase um dia após ficar preso na areia.

Durante o resgate foram utilizadas três retroescavadeiras que atuaram no salvamento. Dezenas de pessoas também utilizaram pás e enxadas para afastar a areia, além de baldes para hidratar o animal.

Fonte | Globo.com – 22/10/2017

Fonte Vídeo | Reprodução Youtube

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)